domingo, 19 de junho de 2011

 
A fortaleza voadora B-29 da Força Aérea dos Estados Unidos batizada de Enola Gay pelo seu comandante Coronel Paul Tibbets Jr em homenagem a sua mãe voou 2.735 Km desde a pequena Ilha Tinian do Arquipélago das Marianas até Hiroxima
 
Nos últimos dias de abril de 1945, o Grupo 509º foi transferido para a ilha de Tinian pequena e inóspita, no Arquipélago das Marianas, no meio do Pacífico. Ali no dia 5 de agosto de 1945, um dos B-29, o já batizado Enola Gay, foi escolhido para lançar a primeira bomba atômica sobre o território do Japão. Quando no dia seguinte, 06 de agosto de 1945 o Enola Gay recebeu a ordem para decolar levava a bordo a seguinte tripulaçã
Piloto: Coronel Tibbets - comandante da missão-
Co-piloto: Capitão Lewis
Poucos minutos antes de o Enola Gay decolar, alçou vôo de Tinian, sob o comando do Coronel Claude Eatherly o STRAIGHT FLUSH avião de observação metereológica, que teria a missão de informar o Enola Gay em que ponto do Japão deveria ser lançado a bomba-A . Às 6h20 minutos já tinha três opções para o lançamento da bomba: as cidades de Nokura, Nagasaqui e Hiroxima.

Às 7h27 de 06 de agosto de 1945 são verificados pela última vez, todos os circuitos do enola Gay. Doze minutos depois o Coronel Paul Tibbets avista Hiroxima. A manhã é clara, de agosto,com raríssimas nuvens no céu.Às 8h 15 minutos, o Major Tom Ferebec, enquadra no visor de sua mira uma ponte sobre o rio Ota, que corta Hiroxima.Ao aproximar de Hiroxima o B-29 voava a mais de 9 mil metros, mas, para jogar a bomba, teve que descer até 4.550 metros. Após o lançamento como fora instruído o Coronel Tibbets afastou-se imediatamente do alvo lá embaixo, dando um salto quase vertical e a tripulação sentiu que os tímpanos pareciam rebentar pelas sucessivas ondas vindas do cogumelo que se seguira à explosão e que por várias vezes sacudiram perigosamente o B-29 de 30 metros de comprimento e que quase vazia pesava 60 toneladas. E, finalmente às 8h65 minutos, a bomba a que levava o nome de Litle Boy é lançada da superfortaleza voadora B-29. quarenta e três segundo depois Hiroxima já é um mar de chamas. Em quanto às chamas começaram a se apagar cedendo lugar a uma espessa e corrosiva chuva negra, os sobreviventes da cidade além de chorar os seus cerca de cem mil mortos, verificam, cheios de espanto e terror, que Hiroxima havia simplesmente desaparecido.
A bordo do Enola Gay, ao olhar o aterrorizante cogumelo de fogo e cinza que se erguia a centenas de metros, o Capitão Robert Lewis, co-piloto do Coronel Tibbets murmurou: "Meu Deus, que fizemos".
Três semanas antes de o Presidente Truman autorizar o uso da bomba atômica contra o Japão, os cientistas do Projeto Manhattan percebeu o verdadeiro inferno de sua criatura, ao fazerem uma análise das conseqüências do primeiro teste da bomba de plutônio no deserto de Alamogordo no estado do Novo México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário