Ao final da II Guerra Mundial, o Japão estava devastado. Todas as grandes cidades (exceto Kyoto), as indústrias e as linhas de transporte foram severamente danificadas.
• As sobras da máquina de guerra japonesa foram destruídas. Cerca de 500 oficiais militares cometeram suicídio logo após a rendição incondicional, e centenas de outros foram executados por cometerem crimes de guerra.
•O Japão deixou de ser no imediato pós-guerra um país industrial e voltou a ter uma economia essencialmente agrária e artesanal e o próprio governo americano dava mostras de que lhe era interessante um Japão fraco constituindo para os Estados Unidos como um tipo de "reserva de mercado" Aliado a isso, as dívidas impostas pelos Estados Unidos a título de indenizações de guerra trouxeram como resultado um quadro de profunda desestabilidade econômica.
•O país perdeu todos os territórios conquistados desde 1894. As ilhas Ryukyu, incluindo Okinawa, foram controladas pelos Estados Unidos, enquanto que as ilhas Kurile, ao norte, foram ocupadas pela União Soviética. A escassez de suprimentos continuou ainda por vários anos. Afinal, a população havia crescido mais que 2,4 vezes em relação ao começo do período Meiji, contando com 85 milhões de pessoas.
Entre 1945 e 1951 os Estados Unidos reorientaram a dinâmica interna da sociedade japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário